Como escolher seu terreno?
- Bruno Navarro

- 14 de dez. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de dez. de 2020
O sonho de construir sua casa própria começa pelo terreno. Existem alguns pontos importantes que devem ser levados em conta na hora de comprar seu terreno.
Claro que se deve verificar todos os aspectos legais como documentos, litígios e alienações do imóvel antes de comprá-lo, mas aqui falaremos dos aspectos relevantes para um projeto de construção.
Lei de uso do solo
O uso e ocupação do solo vai guiar todo desenvolvimento do projeto. É possível verificar essa informação junto a secretaria de obras da sua cidade, e elas variam de um município para outro. Como isso afeta sua construção?
● Utilização do terreno: é preciso verificar quais são os usos permitidos do terreno, residencial, comercial ou industrial. Residências são permitidas em muitas regiões, mas lembrem-se, caso o terreno esteja em uma área que permita o uso comercial você pode ter um vizinho indesejado.
● Taxa de ocupação: determina a área que a construção pode ocupar do terreno. Calcula-se essa taxa pela área da projeção horizontal da construção dividido pela área do terreno. Não é possível ocupar todo o terreno!
● Recuo: é a distância que deve ser respeitada em relação às divisas do lote.
○ Recuo Frontal: distância que deve estar livre de construção em relação a frente do terreno, para região de Campinas é comum o recuo frontal de 4 metros.
○ Recuo Lateral: distância em relação a divisa lateral, ou seja aos vizinhos, geralmente deve ser respeitada em apenas um lado do lote. Para região de Campinas um valor comum de 1,5 metros.
○ Recuo fundo: distância livre de construção no fundo do lote, conhecida como viela, geralmente reservada a redes de utilidade pública, não estando presente em todos os lotes..
● Gabarito: Altura máxima que a construção pode ter a partir do nível médio frontal do terreno.
Como essas regras impactam na escolha do terreno?
Existem muitos tipos de terrenos e todos eles devem respeitar a Lei de uso do solo. Quando vemos um belo terreno com 15 metros de frente e 250 m2 imaginamos muitas opções para trabalharmos na fachada. Porém notamos que ele tem 16,66 m de profundidade. Quando tiramos o recuo frontal de 4 metros, ficamos com pouco mais de 12 metros, se ainda tiver viela de 1,5 metros ficamos com cerca de 11 metros de profundidade. Claro sempre é possível fazer um bom projeto, mas pense se o tipo de casa que deseja pode ser feita dentro desses limites!
O mesmo vale para terrenos com frente pequena. Existem lotes com 8 metros de frente e quando observamos recuo lateral de 1,5 metros ficamos com 6,5 metros para construção.
O gabarito influência para quem deseja construir casas com mais de um pavimento e pé direito alto. A altura da sua construção é até o topo do telhado então é importante saber com antecedência a quais regras seu projeto será submetido.
Para quem está procurando terrenos em condomínios fechados precisa saber que todas as leis de uso e ocupação do solo, dispostas pelo município, também se aplicam a loteamentos fechados, o que comumente ocorre é que cada condomínio tem seu próprio código de obras e além de atenderem as leis são, por vezes, até mais rigorosos. Portanto vale a pena consultar regras de construção antes de adquirir o lote.
Posição do terreno em relação ao sol
Outro ponto importante é verificar a posição do sol em relação ao terreno. O sol nasce no leste e se põe no oeste, isso todos sabem, mas a face do terreno voltada para o norte é a que recebe mais sol. Claro que isso não pode ser menosprezado na escolha do lote, é preferível que os quartos fiquem na face leste ou sul.
Entender como sol incide no terreno ajuda a entender o impacto que as construções vizinhas terão sobre sua casa e como elas podem projetar sombras.
Topografia do terreno
Terrenos planos são os mais procurados quando pensamos em construir lotes. isso se dá pela maior opção de projetos e também melhor custo para execução de obra.
Os terremotos podem possuir aclive, quando a parte frontal é mais baixa que o fundo. Podem possuir declive, quando o fundo é mais baixo que a frente, ou mesmo inclinação lateral. Todos os tipos de terrenos podem proporcionar grandes projetos. Lotes com inclinação tendem a ser mais custosos em suas obras por precisarem de soluções como deslocamento de terra ou muro de arrimo.
Vizinhos!
A construção da casa dos sonhos é um projeto para vida toda, assim é fundamental ficar atento em quem compartilhará essa jornada com você. Condomínios trazem mais segurança e agrupam geralmente apenas residências. Assim nenhuma empresa irá se instalar ao seu lado. Porém para os mais festeiros pode ser um problema, pois muitos condomínios são bastante rígidos com relação a barulhos e festas durante altas horas, mesmo no salão de festa das áreas comuns.
Verifique o comportamento dos vizinhos em diferentes períodos e dias da semana para entender melhor os arredores de sua futura casa.






Comentários